Magnésio - Sua importância em atividades físicas
- x-rmintensity
- 26 de nov. de 2016
- 3 min de leitura

Magnésio é um mineral importantíssimo para o organismo, possui 350 reações enzimáticas no corpo e ficar sem ele nos leva a várias desordens metabólicas e enfermidades.
No solo brasileiro existe uma deficiência de magnésio devido à falta de terras magnesianas, por isso dependemos muitos de uma alimentação bem equilibrada em magnésio e as vezes sua suplementação. Nossa deficiência de magnésio não vem somente em baixas concentrações no solo, mas também por excesso de comidas ricas em gorduras e açucares/farinhas. O excesso desses alimentos faz com que o organismo não absorva o mineral e aumenta sua excreção.
Diante de vários benefícios do magnésio falaremos de dois... A importância em atividades físicas e no sono.
A importância de magnésio em atividades físicas.
Para se realizar uma atividade física temos que ter uma fonte de energia. A principal fonte de energia no qual nosso corpo utiliza até mesmo para nos manter vivos é a ATP adenosina trifosfato. A produção de ATP depende de níveis adequados de magnésio no organismo. A contração muscular ocorre a partir da hidrólise do ATP e uma deficiência mineral diminui a produção de energia comprometendo o desempenho esportivo.
A suplementação desse mineral é sugerida na prevenção da fadiga muscular durante o exercício de endurance. Já um estudo feito por Wayne Ashmead concluiu que a suplementação com magnésio glicil-glutamina quelato ajuda a conservar ou promover o desenvolvimento muscular. Se concluiu que o magnésio ativa enzimas anabólicas associadas ao desenvolvimento muscular.
Magnésio para o sono – a formula magica ZMA
Todos sabem que o ZMA é um suplemento conhecido por melhorar a produção de testosterona e auxiliar na absorção da proteína, mas eu sempre falo para meus clientes cuide de seu sono, tome ZMA. Além dos resultados já conhecidos dos suplementos meus clientes agradecem… Renan estou dormindo melhor, acordando mais disposto, etc.
Seja para qual finalidade que você quer, melhora esportiva ou melhora da saúde o magnésio sempre estará no meio, e para isto ocorre tem de se ter um bom sono. No sono fazermos a recuperação muscular, combatemos radicais livres e limpamos o organismo. Bem isso acontece porque o magnésio ativa a síntese de Melatonina, um hormônio que tem relação com a fisiologia do sono e dotado de ação antioxidante. Além disso são dignas de nota a interação de magnésio com zinco e vitamina b6 (ZMA). O zinco é essencial para o acúmulo de magnésio nas mitocôndrias, função relacionada com a geração de energia miocárdica, ideal para o coração , e assim como o magnésio correlaciona com mais de 350 reações enzimáticas, a vitamina b6 correlaciona a outras vitaminas.
A Melatonina modula os níveis de magnésio e zinco no soro sanguíneo. Age como mediador que regula os estímulos cíclicos como da testosterona, além disso é um poderoso agente fisiológico antioxidante e ativador de atividades antioxidantes, inibindo o fenômeno de envelhecimento, danos cerebrais, câncer e várias enfermidades.
O ZMA lhe dará um melhor sono, melhor disposição para enfrentar o dia, ajuda no combate dos problemas de saúde mais sério e além de ajudar no desenvolvimento muscular com eficiência. É aí bora tomar o seu?
Referências
Velloso, A. Magnésio, o que ele pode fazer por você?. Thesaurus, 1 de janeiro de 2010.
Ashmead, H., Função do magnésio glicil-glutamina quelato na regeneração muscular. © Copyright Moreira Jr. Editora 2008.
Amorim, A., G. Magnésio na dieta de praticantes de musculação. Faculdades de ciências farmacêuticas, São Paulo 2002.
Comments