Unidade Motora
- Paulo Roberto
- 10 de jan. de 2017
- 1 min de leitura

Um músculo é constituído de inúmeras células musculares que, por sua vez, são constituintes das unidades motoras. Uma unidade motora é formada de uma célula nervosa, ligada ao cérebro, e das fibras musculares por ela inervadas.
Se uma unidade motora for ativada, contraem-se com força máxima todas as células pertencentes àquela unidade. Se um músculo for condicionado a trabalhar com determinada força, o trabalho é feito por um número de terminado de unidades motoras. Para que aumente a força de contração, outras unidades motoras precisam ser recrutadas.
“São sempre as mesmas unidades motoras que são ativadas por uma carga leve. Quando a carga aumenta, as mesmas unidades voltam a ser solicitadas. E, finalmente, são sempre as mesmas unidades ativadas com carga máxima.”
Cargas leves de trabalho solicitam apenas aquelas células musculares que pertencem às unidades motoras primeiramente ativadas. SE QUISERMOS TREINAR O MÚSCULO TODO, DEVEMOS SUBMETÊ-LO À CARGA MÁXIMA.
Durante a excitação de um músculo, as células tipo I são as primeiras a serem ativadas, seguidas pela do tipo IIa e finalmente as do tipo IIb. Quando o músculo é pouco solicitado, somente as células do tipo I são treinadas.
Referências
Comentarios